GABRIEL MELO

Gabriel Melo é brasileiro e neto de português. Instrutor de Yoga, Palhaço e Músico Corporal. Sempre se interessou pela multiplicidade da música brasileira. Até que em 2018 descobriu que suas batucadas em si mesmo poderiam ser aprimoradas e levadas mais à sério. Desde então se aprofundou nesse universo.
Nesse período, jaz fez retiro,cursos e workshops de percussão corporal e música circular em Brasília e São Paulo. Atualmente trabalha como facilitador de Música Circular e Percussão Corporal no projeto de extensão "Canto Coletivo Improvisado" pelo Departamento de Música na Universidade de Brasília e também na condução de vivência e oficinas para interessados em geral, ja tendo atuado em unidades de internação, eventos corporativos e escolas públicas.


É também co-fundador do evento " Imersão Circular", onde são dois dias inteiros de atividades.
E ainda co-fundador do evento permanente " Música Circular Calanga" evento mensal que reúne em um parque público pessoas abertas a explorar seu potencial humano através da música.

Na Purusha, Gabriel Melo traz um workshop de música circular através de ritmos brasileiros! Neste workshop iremos trabalhar com o instrumento musical mais primitivo da história da humanidade: nosso próprio corpo. Será dividido em duas partes: na primeira, partiremos do corpo e da voz como caminho de exploração passando pelos timbres corporais,jogos de aquecimento, jogos musicais em roda, em movimento e em grupo trabalhando noção rítmica, pulsação e intervalos dentro de uma estrutura musical simples ; onde o improviso, escuta, entrega e criatividade são alimentados pelo e para o grupo. 

Na segunda parte, apresento aos participantes alguns cânticos da cultura popular, regional e tradicional de alguns estados do Brasil, geralmente vinculados à um grupo específico que reconhece sua identidades, seja pela crença, pela localidade,pelas gerações ou pelo trabalho. Passaremos por exemplos por cantorias do estado do Maranhão, Bahia, Minas Gerais e Rondônia. Será um contato único com músicas de domínio popular e a tradição da oralidade.

Carga horária: 3 horas
Publico – alvo: este workshop é indicado para músicos, musicoterapeutas, arte-educadores, artistas em geral e demais interessados em desenvolver sua musicalidade intrínseca. 

NÃO é necessário qualquer experiência.
SEM PRÉ – REQUISITOS
Faixa Etária: A partir dos 12 anos.

Pages