VÂNIA DUARTE



“Yoga é sobretudo sobre compaixão por ti e pela vida”


Digo muitas vezes que O Yoga em que acredito é o Yoga Medicina, que traz na sua origem e essência o Intuito De Prevenir E Curar. 

O Yoga Entrou Na Minha Vida Há 7 Anos Por Aconselhamento Médico, Para Lidar Com A Abstenção De Um Anti Depressivo E Ansiólitico, Após Ter Sido Diagnosticada Com Síndrome Do Pânico.

Na Altura Achei A Sugestão Idiota, Porque Achava Que Era Uma Coisa Demasiado Parada Para Mim, Uma Pessoa Viciada Em Ginásio E Treino Pesado, Mas Pensei Que Não Perdia Nada Em Experimentar. 

A Verdade É Que Odiei A Primeira Aula E Provavelmente. Odiei Quase Todas As Aulas No Primeiro Ano, Mas Fiquei Porque Mais Do Que As Posturas Era Todo O Trabalho A Nível Respiratório Que Me Ia Ajudando Aos Poucos A Voltar Ao Meu Equilíbrio Sem Medicação. E Assim Apesar De Não Adorar Fui Ficando, Ano Após Ano, Uma Vezes Mais Regular, Outras Nem Tanto Mas Procurei Sempre Estar Presente Semanalmente No Tapete. 

Em Dezembro De 2017 Decidi Abandonar A Prática A Por Desencanto. Desencanto Com A Forma Como  Estava A Ser Vendido E Por Achar Que Me Faltava Muita Flexibilidade Para Ter Uma Prática Perfeita (Seja Lá O Que Isso For). 

Mas Quis O Destino Que Poucos Meses Depois Uma Pessoa Me Levasse De Arrasto Até Ao Ashtanga Carcavelos, E Eu Que Só Fui Para Fazer A Vontade, Acabei Por Ficar Até Hoje E Tenho No Ashtanga A Minha Grande Casa Enquanto Praticante Apesar De Não Acreditar Que Existam Métodos Perfeitos Nem Defender Nenhum. Acredito No Yoga Isso Sim. 

Em 2019 Decidi Fazer A Formação De Professores De Yoga De 200h E Encontro-Me Neste Momento A Fazer Uma Especialização De 1 Ano Em Anatomia Aplicada Ao Ásana Com O Incrível Professor Hugo Abecassis. Para Além Destas Formações Tenho Outras Previstas Para Este Ano, Como Yoga Nidra Com O Professor Pedro Kupfer. Anualmente Faço Prática Intensiva De Ashtanga Com O Professor Peter Sanson. 

Aquilo Que Mais Mudou Em Mim Nos Últimos Anos Foi A Forma Como Vejo O Yoga, Um Yoga Onde Verdadeiramente O Que Importa É Que Tenhas Compaixão Por Ti E Onde Todos Sem Excepção Podem Praticar Sejam Ou Não Flexíveis.
Quem Já Praticou Comigo Sabe Que A Minha Prática É Vigorosa Mas Com Muito Respeito Pelo Corpo E Pelos Limites De Cada Um. Sabe Que Mais Do Que Um Ásana Bonito Eu Quero Simplesmente Que Estejas Presente. E Sabe Acima De Tudo Que Na Minha Sala O Que Importa É Ouvires O Teu Corpo E A Tua Alma. 
Vania Duarte É Nossa Professora De Ashtanga Vinyasa E É Um Prazer Tê-La Na Equipa Purusha.

Pages